A maioria dos mato-grossenses, mais precisamente 57% deles, pretende ir às compras na Black Friday, que é realizada nesta sexta-feira (25). E eles devem ‘abrir o bolso’, com possibilidade de gastar mais de R$ 2,1 mil em até três itens. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. Os pesquisadores ouviram 600 pessoas em diversas cidades do estado.

Dentre os itens que são mais procurados estão os eletrodomésticos, com 25,6% da preferência dos consumidores. Em seguida, aparecem roupas e calçados (25%), eletrônicos e celulares (18,5%) e móveis em geral (9,5%). 5,8% também afirmaram que pretendem comprar produtos de beleza, 3,4% brinquedos, 3,2% acessórios e 2,4% itens para a casa. 6,6% afirmaram que vão gastar em outras coisas.

A pesquisa também identificou que 73,2% da população deve realizar compras de fim de ano para presentear familiares (44,1%), se presentear (28,4%), equipar a própria casa (18,4%) e presentear amigos (5,4%). A maioria pretende realizar as compras pessoalmente, em lojas nos centros das cidades, enquanto 24,7% pretendem fazer compras pela internet. Apenas 10,3% dos entrevistados afirmaram que vão comprar em lojas de shopping.

De acordo com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, os comerciantes também estão organizando campanhas de prêmios, já que 74,2% dos entrevistados afirmaram que gostam de concorrer a prêmios e consideram um fator decisivo na hora de comprar. Com isso, o comércio espera um crescimento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

“A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, juntamente com a CDL Cuiabá e outras do estado, organizaram uma megacampanha de prêmios que permitirá principalmente as lojas físicas a gerarem uma ótima estratégia de atração de clientes para dentro das suas empresas e aproveitar esse excelente período de vendas”, afirma Granja.

No total, foram entrevistadas 600 pessoas nas principais cidades de Mato Grosso. Foram 26,1% na faixa etária de 18 a 26 anos (geração Z); 44,3% de 27 a 41 anos (geração Y); 22,3% de 42 a 56 anos (geração X) e 7,3% de 57 a 77 anos (baby boomers). Quanto ao gênero, 65% são do sexo feminino e 34,5% do masculino. As pessoas entrevistadas têm uma média de 2 filhos e a renda familiar média é de R$ 7.227,24.

Por: Felipe Leonel/foto: Wizard

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).