Chuvas intensas, neve e até tornados foram registrados. Condição contribui para o restabelecimento da umidade no solo
De acordo com o último boletim de monitoramento do tempo e lavouras, realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as tempestades de inverno no norte e centro da Califórnia continuaram durante a primeira semana de janeiro, diminuindo a seca devido ao restabelecimento da umidade do solo e à grande camada de neve nas montanhas.
No entanto, fortes precipitações também causaram preocupações de curto prazo, incluindo inundações repentinas, enxurradas e aumento do nível dos rios. Chuvas significativas também ocorreram em outras áreas, incluindo partes da Grande Bacia e Intermountain West. A chuva e a neve também forneceram algum alívio à condição de seca no sudoeste.
O centro e leste dos Estados Unidos, também ficou na rota das tempestades, com neve pesada caindo de Nebraska (e partes dos estados vizinhos) para o nordeste na região superior dos Grandes Lagos. Além disso, fortes tempestades locais e tornados isolados varreram o sul de 2 a 4 de janeiro, enquanto uma área mais ampla do sul, leste e baixo centro-oeste recebeu chuva.
Dado essa sequência de tempestades no Pacífico, temperaturas muito acima da média dominaram o sul, o leste e o meio-oeste inferior durante os primeiros dias de 2023. Ao longo e a leste de uma linha do Texas a Wisconsin, as temperaturas continuaram sua recuperação notável da onda de frio do feriado de 2022 , geralmente com média de 5.5 a 11°C acima do normal durante a primeira semana de janeiro.
Em outros setores, incluindo as planícies do norte e do oeste, as condições não foram frias para esta época do ano, embora houvesse uma influência de resfriamento devido à abundante cobertura de neve em várias áreas.
E como estão as lavouras?
Grande parte dos Estados Unidos registrou temperaturas mais baixas do que o normal durante o mês de dezembro, especialmente no meio da costa do leste, meio-oeste, noroeste da costa oeste, planícies centrais e do norte e nas Montanhas Rochosas. Partes de Montana e Dakota do Norte registraram temperaturas menores que 6°C abaixo do normal para o mês.
Em contraste, o baixo vale do Mississippi, nordeste e planícies do sul, bem como partes do sudeste e sudoeste, registraram temperaturas moderadamente acima do normal. Algumas áreas no norte do Maine registraram temperaturas maiores que 3°C acima do normal.
Enquanto isso, dezembro foi mais seco do que o normal em grande parte do sul da Califórnia, no sul de High Plains, vale de Ohio e sudeste. Em contraste, grande parte das planícies do norte, bem como partes do Arizona, Grande Bacia, Nebraska, Noroeste do Pacífico e Montanhas Rochosas, receberam pelo menos o dobro da quantidade normal de precipitação mensal.
Em relação às lavouras da época do ano, em todo país, 91% da área de trigo de inverno de 2023 surgiu até 27 de novembro, igual ao ano passado, mas 1 ponto percentual acima da média de 5 anos. Em 27 de novembro, 34% da área de trigo de inverno de 2023 foi relatada em condições boas a excelentes, 10 pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado. No mesmo período, 84% da área de algodão do país havia sido colhida, ritmo igual ao ano passado, mas 5 pontos percentuais acima da média de 5 anos. Pelo menos 97% das lavouras de amendoim do país foram colhidas até 27 de novembro, dois pontos percentuais à frente do ano passado e 1 ponto à frente da média de 5 anos.
VEJA OS MAPAS DE MONITORAMENTO
REGISTRO DE CHUVAS MEDIDO EM POLEGADAS
Variação da temperatura em relação à média. Áreas mais frias (azul). Áreas mais quentes (vermelho)
Por: Por: Aline Merladete/foto: Deposifhoto
0 Comentários