Com pandemia, população ocupada na agropecuária registra queda recorde
O terceiro relatório de acompanhamento mensal da mão de obra na agropecuária aponta que entre os meses de março a maio, 7,993 milhões de pessoas estavam ocupadas na agropecuária. Este é o menor número de ocupados no setor observado para um trimestre desde o início da série histórica da PNAD-C mensal, em 2012.
O levantamento utiliza informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avaliam o desempenho da população ocupada no setor no trimestre móvel encerrado em maio de 2020.
Em comparação com o trimestre imediatamente anterior, a redução foi de 2,1% ou de 173 mil pessoas e, em relação ao mesmo trimestre móvel de 2019, a queda foi de expressivos 6,8%, o equivalente a 580 mil pessoas.
Conforme modelo do Cepea, o número de ocupados na agropecuária ficou bastante aquém do limite inferior do que pode ser considerado normal. “Esse cenário deve estar atrelado aos possíveis efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o setor. A população agropecuária observada no trimestre móvel encerrado em maio ficou 4,4% (ou 365 mil pessoas) abaixo do que era esperado para esse período. Esse contingente representa por volta de 4,5% do total de ocupados na agropecuária,” dizem os pesquisadores, em relatório.
Pesquisadores do Cepea ressaltam que é usual observar choques de até 100 mil pessoas entre trimestres – até mesmo choques próximos de 200 mil pessoas já foram verificados, como no trimestre até abril de 2020. Mas, esta foi a primeira vez que o choque ficou superior a 300 mil pessoas, segundo o modelo do Cepea e considerando-se a série histórica da PNAD-C mensal.
Números de brasileiros ocupados
Para referência, considerando-se o cenário geral do País, no trimestre móvel encerrado em maio, 85,9 milhões de pessoas estavam ocupadas no Brasil. O número é 7,5% menor, ou 7 milhões de pessoas a menos, que os 92,9 milhões de ocupados no mesmo trimestre móvel de 2019 .
Em termos setoriais, segundo os dados da PNAD-C, a redução do número de ocupados na agropecuária (508 mil pessoas) ainda é pequena frente a outros setores da economia.
Para as atividades de comércio, serviços domésticos, alojamento e alimentação e construção, as reduções na comparação entre os trimestres móveis de mar-abr-maio/2019 e mar-abr-maio/2020 foram de 1,65 milhão, 1,15 milhão, 1,05 milhão e 1,02 milhão, respectivamente.
0 Comentários