Uma reportagem exibida no programa SBT Comunidade, em Cuiabá, pelo apresentador e editor chefe do talk show, Leandro Triindade, no final da semana passada, mostra um levantamento feito pelo portal Transparência, da Câmara Federal, onde aponta que o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, mais conhecido como Emanuelzinho (MDB), compareceu há apenas nove reuniões, das mais de 550 realizadas nas Comissões daquela Casa de Leis. 

Antes de chamar a jornalista Marcela Vasconcellos, direto de Brasília, Leandro avisa aos seus telespectadores que a emissora inicia uma nova maneira de falar sobre a política mato-grossense. Ao revelar que a equipe do programa teve acesso ao relatório de controle de frequência dos deputados federais da legislatura passada, na Câmara Federal. 

Explicando, didaticamente, que o relatório de frequência seria aos moldes do que ocorre, comumente, dentro de uma sala de aula, quando a professora confere a presença dos seus alunos. E que, assim, igualmente, ocorre em toda reunião de comissão ou reunião plenária quando é feita uma conferência dos nomes dos presentes. "Na Câmara, como na escola, a chamada dos deputados é igual. Assim, quem está, aperta presença, quem não está, fica com falta. É simples assim". 

Na reportagem especial, a jornalista Marcela Vasconcellos relata que Emanuelzinho compareceu somente nove vezes das 550 reuniões de comissões realizadas. E que, de acordo com as informações do Portal da Transparência, entre 2019 e 2022, ele teria, desta forma, participado de raras reuniões na Câmara. 

Lembrando que o Parlamento federal possui 25 comissões permanentes com funções legislativas e fiscalizadoras. E que são nessas comissões que as propostas são analisadas e debatidas pelos deputados antes de serem levadas a apreciação no plenário. 

Nestes quatro anos, Emanuelzinho fez parte das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, de Defesa dos Direitos das Mulheres e uma das mais importantes do Congresso nacional que é a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. 

No entanto, em 2019, Emanuelzinho marcou presença em apenas duas reuniões, justificou cinco ausências e faltou, sem apresentar nenhuma justificativa, outras 206 vezes. 

Em 2020, foram cinco presenças, cinco ausências justificadas e 150 faltas sem nenhuma justificativa apresentada.

Em 2021, Emanuelzinho compareceu em duas reuniões, e faltou 160 vezes, tendo justificado em apenas cinco. 

Em 2022, segundo o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, Emanuelzinho não compareceu a nenhuma reunião das comissões. 

Justificou uma ausência e faltou 25 vezes sem apresentar nenhuma justificativa. 

Assim, ao todo, o deputado federal emedebista, Emanuelzinho Neto teria faltado 99% das reuniões. "Mas nada que prejudicasse o salário de R$33.763,00". 

Outro lado 

Por meio de nota, o deputado federal Emanuelzinho informou que durante todo o período legislativo, trabalhou de maneira a programar e planejar agendas oficiais internas e externas, que, por algumas vezes, aconteceram de maneira emergencial ou fora do planejamento.

Informou ainda que as sessões podem ser convocadas com efeito administrativo a qualquer tempo. 

E encerrou a nota dizendo que todas as faltas em sessões ocorreram por motivos de agendas de trabalho. 

Quanto às justificativas, fica a critério da Câmara dos Deputados deferir ou não as justificativas, que são realizadas pelo Edoc. As faltas tem efeito apenas administrativo. 

O deputado federal emedebista, Emanuelzinho Neto, foi reeleito nestas últimas eleições de outubro de 2022, com 74.720 votos e é vice-líder na Câmara, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva(PT).

Por Luciana Nunes/foto: SBT/Reprodução


0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).