Impasse da União na concessão de parque à Mato Grosso, "Parece piada de mal gosto", diz Governador
O governador Mauro Mendes (UB) não esconde sua irritação em
se tratando da lentidão da União em transferir a concessão do Parque Nacional
de Chapada dos Guimarães para o Estado. À jornalistas esta semana o chefe do
Paiaguás classificou a ação como 'piada de mal gosto', ao afirmar que já
estaria cansado de fazer cobranças.
“Olha, parece piada o que está acontecendo. E piada de mal gosto, diga-se de passagem. Estou cansando de repetir esse argumento, que parece, pra mim, tão óbvio. Passe esse parque para o Estado, temos condição de fazer melhor do que a União. O que está sendo feito com essa empresa privada, que já ganhou todos os parques do Brasil, pra mim isto não cheira muito bem. Todo mundo escuta, todo mundo concorda, mas ninguém faz nada", criticou.
Segundo Mendes, o Governo de Mato Grosso está disposto a investir bem mais no Parque de Chapada.
"E vai ficar aquele parque que está como está hoje, um verdadeiro absurdo. Estou indignado com isso. Luto desde o governo passado para essa mudança e até agora não vi avanço nenhum", completou.
“Estamos tentando convencer o governo federal, diga-se de passagem, já há três anos. Estamos nessa luta e para que o parque passe para o governo de Mato Grosso, com isso faremos um belíssimo investimento para fomentar o turismo na baixada cuiabana”, acrescentou.
O leilão da concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 22 de dezembro do ano passado. A empresa MT Par, controlada pelo Governo Estadual, era a principal interessada no certame, mas foi desclassificada em cima da hora.
A vencedora acabou sendo a empresa Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura. O valor da proposta apresentada pela empresa foi de pouco mais de R$ 1 milhão.
O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães e, além do forte apelo turístico, ajuda na conservação do Cerrado, bioma situado entre a Amazônia e o Pantanal.
No mês passado, Mendes se reuniu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), na pauta, mais uma vez o pedido da entrega da concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para o Governo do Estado.
O governador já declarou que pretende investir R$ 200 milhões no parque nos próximos quatro anos. Ao lembrar que está neste trabalho de convencimento do governo federal há um tempo e espera que consiga esse avanço para melhorar o turismo na baixada cuiabana.
Da Redação/foto: Carta Capital
0 Comentários