Clima, meio ambiente, preservação, recuperação, mais produção com melhor preservação, assim, tem sido os últimos dias do governador, Mauro Mendes ao participar de vários eventos na Europa, com objetivo de discutir melhorias na preservação da natureza de Mato Grosso.

Conhecido há décadas como o celeiro do mundo, o Estado de Mato Grosso é constantemente destaque em bater recordes na produção de vários produtos, seja soja, milho, algodão, carne bovina, peixes, ou seja, produzindo alimentos que atendem as necessidades de milhões de pessoas.

Se por um lado o Estado é visto como campeão em produção, por outro, muitas pessoas sem ter o devido conhecimento, acreditavam que é também o maior em degradação, pelo contrário, o governador Mauro Mendes mostrou para o mundo, que ainda é possível produzir muito mais, de forma sustentável, com redução de impacto ambiental.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), em Glasgow, na Escócia, Mauro Mendes reforçou que Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e faz isso preservando 62% do território.

“Nos próximos 10 anos, a nossa meta é chegar a produzir 130 milhões de toneladas. Acontecendo isso, o Estado vai se transformar no 4º maior produtor de alimentos, se fosse um país. E podemos fazer isso sem precisar de nenhum novo desmate. Para isso, vamos investir em tecnologia, em novas técnicas produtivas, para continuar a produzir alimentos de forma muito sustentável”, explanou o governador.

Mauro Mendes também apresentou estratégias do Estado, para neutralizar as emissões de carbono até 2035, prazo 15 anos mais curto que a meta mundial, que é 2050, o governador enfatizou que isso só será possível porque, o estado já vem colocando em pratica o plano de ação do programa Carbono Zero.

Além de destacar que Mato Grosso possui 62% do seu território preservado, o governador ainda explicou sobre os 12 pilares já em desenvolvimento, que possibilitam o Estado a se destacar no quesito preservação do meio ambiente.

1 – Manutenção do ativo florestal do estado.

2 – Manejo florestal sustentável.

3 – Regularização fundiária

4 – Melhorias na gestão de áreas protegidas

5 – Reflorestamentos comerciais.

6 – Restauração de florestas

7 – Redução do risco de incêndios

8 – Manejo sustentável para a produção agropecuária

9 – Proteção de vegetação secundária em áreas de desmatamento legal

10 – Recuperação de pastagens

11 – Integração lavoura-pecuária-floresta

12 – Produção e consumo de biocombustíveis.

O governador deixou bem claro que o estado de Mato Grosso, já está fazendo a sua parte e vai fazer ainda mais, com maior produção e melhor preservação, porém mostrou preocupação com as demais potências mundial, se vão fazer cada um a sua parte.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).