Milho; Maior estabilidade da planta e tolerância ao acamamento do caule e greensnap
O Agrolink obteve as primeiras imagens do “Smart Corn” - o milho de baixa estatura desenvolvido pela Bayer no Brasil. As fotos foram feitas em recente visita à unidade da multinacional localizada na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, interior do estado de São Paulo.
Na ocasião, pudemos conferir esse milho especialmente desenvolvido para manter as atuais altas produtividades brasileiras, tendo porém um terço a menos de altura em relação sos híbridos de milho de altura padrão. Um dos principais benefícios do Smart Corn da Bayer é o de facilitar a precisão da aplicação de pesticidas, que podem ser pulverizados mais diretamente nas partes vitais da planta.
A tecnologia melhora a estabilidade da planta, incluindo melhor tolerância ao acamamento do caule e ao greensnap, para ajudar a reduzir a colheita perda de condições ambientais desafiadoras e clima extremo, como ventos fortes. O Smart Corn da Bayer permite uma aplicação mais precisa de proteção de cultivos e o uso otimizado de insumos-chave, como nitrogênio.
“O milho de baixa estatura capta a luz do sol, otimiza os nutrientes essenciais, como o nitrogênio, e resiste a ventos fortes e condições climáticas desafiadoras, o que significa que mais grãos podem ser colhidos”, disse a Bayer. A modificação genética, porém, não virá sozinha: a Bayer prepara uma plataforma de sistema completo para gerenciar o milho de forma mais sustentável, por meio do “Smart Corn System”.
O sistema pretende, afirma a empresa, proporcionar aos produtores aproveitarem ao máximo todo o portfólio de ferramentas digitais da Bayer, prescrições personalizadas de proteção de sementes e cultivos, gerenciamento da saúde das culturas e otimização do plantio de densidade.
“Plantas mais curtas também tornam os campos de milho mais acessíveis a equipamentos de solo padrão durante a temporada, criando a oportunidade para aplicações mais oportunas e precisas de produtos de proteção de cultivos e outros insumos”, observou a empresa de origem alemã.
A Bayer disse que seus cientistas classificaram os genes do milho para “identificar e selecionar características genéticas existentes no milho que afetam sua altura” e combinaram “melhor compreensão genética e processos digitais” para aproveitar “o que as gerações anteriores de agricultores e cientistas só podiam sonhar”.
De acordo com a fabricante, o Smart Corn System pode transformar a forma como o milho é produzido, “tendo o potencial de mudar o jogo e ajudar os agricultores a gerenciar riscos e liberar o potencial de rendimento diante dos desafios em constante mudança”.
Por: Leonardo Gottems/foto: Radio Vós do Vale
0 Comentários