A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participa hoje (18)  da abertura do plantio da Safra 2021/2022 e da inauguração da Usina de Etanol de Milho FS, na BR-163, em Sorriso. A pauta é acompanhada por diversas autoridades de Mato Grosso, entre elas o governador em exercício, Otaviano Pivetta (sem partido).

Na agenda da ministra ainda está um almoço com os produtores rurais da região. A visita a Mato Grosso ocorre em meio à crise da carne, deflagrada pela suspensão das exportações para a China. Ao chegar ao município, Tereza Cristina foi questionada pela imprensa local sobre a demora para a chegada de insumo aos produtores. Segundo ela, parte do problema se deve à pandemia da covid-19.

"É um problema mundial. Houve um desarranjo na economia mundial. Muitos pararam. O agro não parou. Mas infelizmente fábricas pararam, tivemos problema de falta de energia em muitos países pelo mundo e hoje temos esse gape aí", disse a ministra. Com uma produção de mais de 2 milhões de toneladas de soja por safra, Sorriso contribui para que Mato Grosso seja o maior produtor de soja do país e um dos maiores do mundo, produzindo cerca de 35 milhões de toneladas por safra.

O lançamento do plantio da safra será realizado no Parque Tecnológico do município. “A vinda da ministra demonstra o olhar diferenciado do governo Bolsonaro com Mato Grosso. Além de apoiar os produtores, o governo Federal está investindo pesado para melhorar a infraestrutura do nosso estado”, defende o Vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, Medeiros destaca o empenho do governo federal em melhorar a infraestrutura em Mato Grosso, uma demanda antiga do setor produtivo. "A Ferrogrão, por exemplo, será uma das vias mais importantes do país. Com 933 km de extensão, terá papel estruturante para o escoamento da nossa produção. Além de contribuir para a redução do frete", diz. 

O senador Wellington Fagundes (PL) também acompanha Tereza Cristina na visita à capital do agronegócio. Em suas redes sociais, ele destacou os números da produtividade mato-grossense. 'Temos a previsão de colher na Safra 2021/2022 mais de 263 milhões de tonelada de grãos, mais um recorde, e Mato Grosso é o maior produtor, vamos produzir aproximadamente 63 milhões de toneladas de grãos. E a usina que vamos inaugurar tem previsão de produzir 530 milhões de litros, é a região que mais produz etanol no Brasil", disse. (Com assessoria)

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).