Nelore Pintado: Vaca de Paranaíba/MS bate recorde nacional em leilão
O ritmo é de comemoração! Durante o Leilão V3 Sem Reservas – Fêmeas, promovido na 58ª Expopar em Paranaíba, na noite do último dia 28, o destaque absoluto, com direito a recorde nacional, foi da matriz Nelore Pintado LAMBONA L. CANÇADO, uma das principais doadoras do plantel da Fazenda Café. No remate foram leiloados 33% de suas cotas, que foram arrematadas por R$ 510 mil, gerando valorização de R$ 1,530 milhão da matriz.
O feito é fruto do trabalho desenvolvido há mais de 60 anos no processo de seleção iniciado por Valmir Lopes Cançado na Fazenda Café, em Paranaíba, junto à esposa Juracy Prata Cançado, além de Marcelo Miranda e Mariita Cançado, e que tem tido continuidade graças à dedicação do criador João Antônio Soares Bessa Costa.
“Meu bisavô foi responsável pelo primeiro registro genealógico do Nelore Pintado no Brasil, com touro o Pintor da Café registro n° W1 e a matriz Pintora da Café registro n° W1.E me orgulho muito de ver, hoje, a Lambona conquistando este recorde tão especial. Fico muito feliz pelo prestígio dos nossos amigos e companheiros neloristas e também dos meus funcionários que ajudam na lida, todo o dia para que pudéssemos chegar até aqui”, diz João Antônio.
Foto: Pecuarista Joao Antônio
A LAMBONA L. CANÇADO é filha do emissário L. Cançado na Raja da Café, mãe do touro Impacto FIV V3 e mais outros três touros de Central, uma das principais doadoras, com altíssimo padrão genético.
A Fazenda Café tem desde o início, como base estrutural de seu trabalho, a evolução do rebanho e produção de animais melhoradores, que possam refletir diretamente e indiretamente na pecuária de corte moderna.
Priorizando sempre um nelore pintado bem caracterizado, precoce, com habilidade maternal funcional, boa estrutura e acabamento de carcaça, o criador utiliza das mais modernas tecnologias e ferramentas para avaliação e melhoramento dos animais, assim como para seleção dos melhores indivíduos para propagação de genética.
Atualmente, a Fazenda Café está sob os cuidados do bisneto e deputado estadual João Henrique, um grande defensor do agronegócio e, principalmente, da redução dos tributos, a exemplo do Fundersul. “Hoje mesmo, andando no curral vi a marca V, a marca do meu bisavô Valmir, um mineiro enraizado em Paranaíba, entusiasta e criador do gado pintado. Tenho certeza que ele está vendo lá de cima, com orgulho dos seus bisnetos, do que representa sua cidade na política e do que representa o seu trabalho no campo”.
0 Comentários