A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue sobre o Norte e o Nordeste nesta quarta-feira (29). Assim, levará chuva para as duas regiões. Segundo a previsão, os acumulados devem ficar entre 20 e 40 milímetros (mm) por toda essa faixa do país.

 

+ Mais de 1,5 mil municípios estão em situação de emergência

Nesse sentido, os maiores acumulados para as próximas 24 horas estão previstos para um município Maranhão e outro do Pará. Em Babacal (MA), por exemplo, a expectativa é de volumes de 40mm. Maior município do Brasil em extensão territorial, Altamira (PA) tende, todavia, a registrar 30mm.

 

Por outro lado, um jato subtropical e a umidade proveniente da Amazônia deixam o tempo instável no Sul ao decorrer do dia. Conforme indica a meteorologia, há risco de vendaval e eventual queda de granizo. A saber, os volumes de chuva devem ficar entre 10 e 25mm.

 

Em Mato Grosso do Sul, contudo, a previsão do tempo para esta quarta vai em sentido oposto. Isso porque o estado deve encarar um dia de tempo firme. De acordo com os satélites, a mesma condição vai predominar sobre a porção que pega o sudoeste e o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia.

 

Mais chuva na previsão para os próximos dias

 

De quinta (30) até a próxima segunda-feira (3) pouca coisa vai mudar no Nordeste e no Norte. A ZCIT, por exemplo, vai continuar atuando sobre as regiões. Dessa forma, os acumulados de chuva podem chegar de 70 a 160 mm no Pará e no Amazonas.

 

Também deve chover nos próximos cinco dias, mas com acumulados de 30 a 60 mm, em ao menos outras dez áreas do país:

 

1 Toda a região Sul;

2 Mato Grosso;

3 Tocantins;

4 Maranhão;

5 Piauí;

6 Ceará;

7 Rio Grande do Norte;

8 Paraíba;

9 Pernambuco; e

10 Litoral do Sudeste.

Por fim, o tempo será mais firme no período em Mato Grosso do Sul, Goiás, no oeste de São Paulo e no sul da Bahia.


Da Redação/foto: SP Alerta

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).