O impacto climático sobre a safra 2021/22 (abril-março) de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, com menor produção de açúcar e de etanol, fez com que o último ano fosse marcado por temores de desabastecimento e até possibilidade de redução da mistura do etanol anidro na gasolina.

Em parte de 2021, inclusive, cogitou-se a possibilidade de retirada da taxa sobre a importação de etanol dos Estados Unidos pelo Brasil, que hoje está em 20%, deixando a janela de exportação fechada na maior parte do ano.

Com a chegada da temporada 2022/23, projetada com uma moagem de cana quase 10% maior ante a anterior no Centro-Sul, esses temores perdem força. Tanto é que a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) garantem a oferta do biocombustível até abril, quando começa o novo ciclo.

"No mês de setembro, fizemos várias avaliações e tínhamos uma expectativa de que durante o ano safra a importação poderia chegar a 600 milhões de litros. Passado três meses, esse cenário mudou completamente", explicou ao Notícias Agrícolas Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Padua explica ainda que a oferta pelas usinas teve elevação nos últimos meses do ano de 2021, assim como a demanda por combustíveis se arrefeceu. "Esse movimento fez com que praticamente não precisássemos importar mais etanol. O que chegou de abril até novembro e o line-up já é suficiente para garantir a oferta", diz.

A Unica estimou em dezembro que, em 2021, até novembro, as importações de etanol pelo Brasil estavam em cerca de 332,4 milhões de l, além de um line-up de dezembro de cerca de 50 milhões de l. O volume total representa uma queda de mais de 60% ante o ano anterior.

Na temporada 2021/22, o Brasil produziu cerca de 525 milhões de t de cana, segundo a Unica, com uma queda de cerca de 10% ante 2020/21. A produção de etanol anidro deve ficar em 11,02 bilhões de l, além de 16,69 bilhões de l de hidratado, totalizando 27,71 bilhões de l, incluindo milho. Uma queda de mais de 8% ante a temporada anterior e o menor volume em três safras.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).